top of page

ANSIEDADE

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

Mas, afinal, o que é essa tal de ansiedade?

01- Trata-se de uma emoção natural que todos os seres humanos possuem, assim como a alegria, a tristeza e a raiva. 

02- Ela desempenha um papel fundamental no nosso funcionamento, desde que esteja na medida adequada.

03- Contudo, níveis elevados  podem causar sérios prejuízos e impactar a vida da pessoa afetada.

04- A intensidade e a frequência com que a ansiedade se manifesta são fatores determinantes para diferenciar um quadro de normal de um patológico.

Existem vários Transtornos de Ansiedade, e, embora tenham características em comum, cada um deles possui especificidades próprias.

Alguns deles são:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

  • Transtorno de Ansiedade de Separação

  • Transtorno de Ansiedade Social

  • Síndrome do Pânico

  • Agorafobia

  • Fobia Específica

​​

Um Transtorno de Ansiedade também pode ocorrer em comorbidade com outros transtornos. Pode afetar pessoas de diferentes crenças, culturas, faixas etárias e condições socioeconômicas. Até mesmo crianças pequenas podem apresentar quadros de ansiedade.

Um Transtorno de Ansiedade também pode ocorrer em comorbidade com outros transtornos e, pode afetar pessoas de diferentes crenças, culturas, faixas etárias e condições socioeconômicas. 

Cuidar da saúde mental é urgente e necessário!

​​Vivemos em uma época onde tudo acontece em um piscar de olhos. As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, e muitas delas facilitam nossas vidas. Com apenas um clique, fazemos coisas que antes demandava tempo e deslocamento.

 

Todavia, existe o outro lado da moeda. Queremos sempre acelerar tudo, e a impaciência se torna cada vez mais frequente. Por exemplo: aumentar a velocidade de um áudio do WhatsApp, irritar-se com segundos de um anúncio, ou ter dificuldade em aguardar a vez em uma fila de espera.  Não importa quão rápido esteja, parece que sempre queremos mais.

Essa pressa constante pode levar, no mínimo, ao estresse e à ansiedade. É uma corrida adoecedora. Por isso, é indispensável praticar o autocuidado, tanto no aspecto físico quanto emocional. Nosso funcionamento é integral, não fragmentado.  Assim,  precisamos de um olhar atento que vá além das demandas físicas.

kedna mydyhan ansiedade psicologa online online

Quando negligenciamos  o cuidado emocional, o corpo reage - ele sente, fala e muitas vezes grita. Essas manifestações podem surgir de diferentes formas, como queda de cabelo, manchas na pele, dores de cabeça, dores de estômago e entre outras. 

​​Chega de adiar ou negligenciar o  cuidado emocional. Busque ajuda profissional!

bottom of page